domingo, 27 de dezembro de 2009

Trilho das Sombras Geladas

Sábado, 26 de Dezembro de 2009, 7h28m e eis que inicio mais uma aventura gelada, desta vez o destino era a Serra do Xurez, na Galiza, mais concretamente o Trilho das Sombras.
O percurso iniciou-se junto à piscina de águas quentes em Rio Caldo - Lóbios, e aqui fomos confrontados com o primeiro grande desafio do dia: escolher entre montar as máquinas ou ir a banhos… mas como o pelotão estava motivado para queimar as calorias ingeridas no Natal, optámos em unanimidade pela primeira opção!
Passados algumas centenas de metros fomos brindados com algumas ruínas romanas, provavelmente de antigas termas romanas, já que estávamos a trilhar a Geira Romana, VIA XVIII (ou Via Nova), antiga ligação desde Bracara Augusta até Asturica, sendo esta a Via romana mais importante do noroeste de Portugal, pois foi uma estrada militar usada pelas Legiões romanas, presumivelmente construída no ultimo terço do séc. I d.C..
O início deste percurso foi verdadeiramente fantástico, digno de ser apreciado, e este foi o nosso segundo desafio, mais uma vez seguir em frente e não ficar ali parado a apreciar os antigos carvalhos e as suas folhas caducas caídas sobre todo o chão, fazendo lembrar wallpaper… há visões e momentos assim, únicos!
Lá seguiu sempre a subir a legião rumo às antigas Minas das Sombras, desfrutando das paisagens fabulosas sobre o Gerês – Xurês e sobre o Pico da Nevosa (ponto mais alto do Norte de Portugal), todo pintado de branco!
Após os 1178 metros de ascensão acumulada até Curral do Mouro, eis que iniciámos a nossa descida gelada e vertiginosa até Vilaméa, onde agora sim, nos esperavam as quentes águas da nascente, que relaxaram todas as mazelas deste extraordinário percurso.
Neste dia tive como companhia o Mário, o Daniel e Pinhel…
Aproveito para deixar duas notas gastronómicas: nota positiva para o Mário, pois a dieta de espinafres continua a fazer efeito, nota negativa para o Pinhel, pois andou a comer rabanadas confeccionadas com muito pouco óleo, originando um empeno nas pernas devido à falta de lubrificação!

2 comentários:

  1. Qualquer bike rigida de forqueta em aço serve para esses longos, e lizinhos, estradões roooooooolantes....!

    MY

    ResponderEliminar
  2. Pois é, mas a malta das rígidas Ti fica em casa a comer doce da sogra!

    ResponderEliminar