domingo, 13 de dezembro de 2009

Pelas margens do Rio Lima

Domingo, 13 de Dezembro de 2009, 7h17m e acordo radiante de felicidade… nem queria acreditar que estava a um passo de regressar aos trilhos! Após uma paragem forçada de algumas semanas, e ainda com uma incapacidade de 2,74%, resolvi desafiar o Mário, Pinhel e Daniel para mais um percurso, e que percurso…!
O nosso objectivo era, aproveitando um track de GPS sacado da net, ir desde Viana do Castelo até Ponte de Lima, sempre a rolar pelas margens do Rio Lima, percurso com cerca de 58km de distância que, apesar de fácil, deu para aquecer bem os motores já resfriados de tantos dias de paragem…
Ainda mal tínhamos encaixado as botas nos pedais, já estávamos com um problema em mãos… o início do percurso tinha tanta lama que chegava quase aos discos das rodas! Bom, claro está que, comecei logo desde cedo a ouvir reclamações dos meus colegas que, bem lá no fundo estavam era todos contentes pois, desde putos que não chafurdavam assim na lama, ainda por cima sem levaram uma palmada no rabo por tal comportamento!
Aos poucos as nossas biclas foram ficando todas castanhas e os discos começaram a chiar de descontentamento… mas ainda bem que a nossa persistência e motivação nos fez progredir, pois felizmente o estado da restante parte do percurso, estava bem melhor!!!
Tivémos então oportunidade de passar na paisagem protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos, reserva que se encontra classificada como paisagem protegida, fazendo parte da Reserva Ecológica Nacional.
A Zona Húmida de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, além de desempenhar as funções típicas das zonas húmidas, como a preservação da biodiversidade, a regulação do balanço hídrico, a retenção das inundações e a melhoria da qualidade da água, entre outras, apresenta ainda um importante valor paisagístico devido à existência de bosquetes florestais de vegetação natural, pastagens, áreas agrícolas e terrenos alagadiços, formando um conjunto de rara beleza.
Actualmente, podem ser observados o lagarto-de-água, o sapo-parteiro, a cegonha-branca,a cotovia pequena, o falcão-peregrino, a felosa-do-mato, o guarda-rios e muitas s outras espécies… De referir, ainda, a presença de outras espécies animais que exigem uma protecção rigorosa, de entre estas destacam-se a lontra, a toupeira-de-água, o lagarto-de-água, o tritão-namorado e a rela.
Chegados a Ponte de Lima tivemos a oportunidade de passar pela ponte lançada sobre rio, formada por dois troços distintos, um romano e outro medieval. O troço medieval assenta sobre 15 arcos e o troço romano, muito simples, assente sobre 7 arcos.
Após uma breve paragem, lá iniciámos o percurso de regresso pela outra margem do rio, pois o nosso tempo para esta aventura estava a ficar esgotado, e tínhamos que recuperar algum atraso verificado até então… não foi nada fácil deixar de parar um pouco, para deslumbrar a paisagem do rio que sempre nos acompanhou neste dia!
Em suma, este foi um dia repleto de bons momentos, daqueles que certamente irão ficar gravados na memória dos participantes, pois as deslumbrantes paisagens bucólicas tinham capacidade de gravação na nossa memória. Após tantos fins-de-semana de mau tempo estava um belo dia de sol para vaguear pelas margens do Rio Lima…

2 comentários:

  1. sê vem vindo companheiro ... as fotos ficaram fantásticas, é para reptir, falei com o "deixa o escape" e o homem quase me matava.

    ResponderEliminar
  2. Ok, desafiu aceite... da próxima realizamos o percurso inverso!!!

    ResponderEliminar