terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Carqueja

A Carqueja, também conhecida como carqueija, carqueijinha ou flor-de-carqueija é uma planta lenhosa, arborescente, erecta, com 30 a 70 cm de altura e com ramos alados (asas pouco desenvolvidas) e as suas folhas são reduzidas a filódeos coriáceos, frequentemente bi-a tridentados. Tem floração de Março a Junho sendo facilmente encontrada na zona norte e centro de Portugal em charnecas, matos, pinhais e montados.
Esta planta ajuda na batalha contra a balança, pois tem efeitos diuréticos e limpa as impurezas do organismo, através das suas propriedades laxantes. É também indicada para a gripe, doenças do fígado, estômago e intestinos. A carqueja contém o mineral cromo (o cromo em união com outros aminoácidos do complexo B actua no controle de açúcar do sangue), bom para diabetes.
É também bastante utilizada para fins domésticos como carburante para acender lareiras. Antigamente era também utilizada nas matanças dos porcos para chamuscar o pêlo do animal, prática esta que hoje em dia, está praticamente extinta.
Fica então uma sugestão para um dia de feriado chuvoso: ferver um litro de água com vinte gramas de carqueja por quinze a trinta minutos. Depois delicie-se com umas chávenas de chá, servidas no seu sofá, embrulhado em mantas de lã, ao fundo uma lareira a crepitar e, de preferência, com uma óptima companhia!

Sem comentários:

Enviar um comentário