domingo, 6 de dezembro de 2009

Raposa

A raposa (vulpes vulpes) é o carnívoro selvagem e acima de tudo um predador muito astuto. Tem um focinho esguio, rematado por umas orelhas longas e pontiagudas, e uma cauda espessa e vistosa com cerca de 50 cm de comprimento, a sua pelagem é castanho-avermelhada e as patas estão dotadas de garras não retrácteis.
A raposa é um animal de hábitos crepusculares e nocturnos, pelo que é relativamente fácil encontrá-la na beira das estradas ao anoitecer, embora, por ser muito fugidia, só se veja normalmente a sua característica cauda desaparecendo por entre a vegetação.
Foi o que aconteceu ainda ontem quando viajava para Gouveia, tive o privilégio de observar um belo exemplar com um rabo bastante longo, a fugir por entre um muro de pedras e a vegetação, no lusco-fusco do final do dia!
São animais muito resistentes e com grande capacidade de adaptação. Como não são territoriais, podem percorrer e adaptar-se a novos territórios, desde que estes tenham comida em abundância.
Deixo agora um pequeno vídeo, filmado por mim, das minhas raposas de estimação no Curral do Negro… espero que gostem! Trata-se da raposa “Fifi” e a sua irmã, que vinham todos os dias alimentar-se à porta de minha casa…



Sem comentários:

Enviar um comentário