sábado, 17 de outubro de 2009

PNPE - Urriellu - Horcados Rojos - Cabaña Verónica - Peña Vieja - Urriellu - Cabrones

Sábado, 03 de Outubro de 2009, 6h09m e começa a agitação no Refúgio de Urriellu… pela janela embaciada da camarata, conseguia já observar o clarear do dia! A expectativa era grande pois o percurso a realizar era inteiramente no maciço central dos Urrieles, em pleno coração dos Picos...
Finalizados os preparativos e munidos de mochilas de ataque, eis que sai o grupo rumo ao cume dos Horcados Rojos (2506m) passando previamente por Jou de los Boches. Neste início de percurso apercebi-me finalmente da dureza do terreno, pois superámos inclinações com cerca de 50%, facilitadas pela existência de cabos de aço!
Uma vez no cume Horcados Rojos, o grupo pôde pela primeira vez ter uma ampla visão de todos os cumes envolventes… ao longe, parecia tudo tão perfeito… estaria eu a sonhar! É em momentos como este que temos consciência que somos infimamente pequenos face à mãe natureza e que nos sentimos grandiosos, por vezes até egocêntricos, pois naquele momento somos o centro do nosso mundo!
O nosso percurso seguiu pelo Refúgio Cabaña Verónica tendo-se seguido a ascenção até ao cume de Peña Vieja (2613 m). O regresso até ao Refúgio Urriellu fez-se pela zona de Collada Bonita, zona esta que nos deu bastantes dores de cabeça! A nossa rota afastou-se da rota prevista, e tivemos que ascender e descer a uma agulha, situação que desgastou o grupo fisicamente, uma vez que a zona atravessada era de progressão extremamente difícil!
Chegados ao Refúgio de Urriellu, houve tempo para descansar alguns minutos, trocar de mochilas e reabastecer com água, pois o nosso destino do dia era o Refúgio Jou de los Cabrones, a cerca de duas horas de distância! Esta parte do percurso entre os dois refúgios foi também ela algo exigente fisicamente, dado que tínhamos a casa às costas, e faziam-se sentir já as horas percorridas!
Chegados ao segundo refúgio e parados os GPS, tínhamos num só dia 15km percorridos e 11h36m de tempo de movimento… Pelos dados, facilmente se percebe a dureza do percurso! Uma vez mais, houve bons momentos de gastronomia alpina e de confraternização com os meus colegas no exterior do refúgio. Envolvidos pela escuridão da noite fomos brindados pelo nascer de lua! Sem dúvida, um momento digno de um diário de viagem…

Sem comentários:

Enviar um comentário