sábado, 10 de outubro de 2009

PNPE - Sotres - Invernales de Texu - Pandebano - Refúgio Urriellu

Quinta-feira, 01 de Outubro de 2009, 20h13m e sai a caravana de carros de Vila do Conde com destino aos Picos da Europa. O ambiente e o ânimo dos participantes estava ao rubro, não fosse o M-150 uma verdadeira bomba capaz de acordar ininterruptamente o nosso colega Zimbro que durante toda a viagem não parou de falar, saltar, cantar…
Chegados a Sotres, a caravana abrigou-se na escuridão da noite e eis que houve tempo para dormir umas duas horas e repor algumas das energias gastas durante a viagem! Bom, mas como o objectivo era caminhar, não conseguimos ficar muito mais tempo a descansar… a primeira etapa aproximava-se!
Sexta-feira, 02 de Outubro de 2009, 7h45m e logo no inicio da ascensão, o peso da mochila fazia-me alguma impressão, pois era uma estreia caminhar com uma mochila de 40 litros completamente cheia de comida, roupas e todos os restantes acessórios que eu julgava serem necessários para as solicitações dos próximos dias. Mas após alguns minutos, já estava perfeitamente consciencializado da nova realidade e restava-me caminhar e desfrutar das paisagens fantásticas que o nascer do dia nos proporcionava.
Passamos pelas zonas de Invernales de Texu e de Pandebano, e após 3h46m de subidas, eis que finalmente consigo definir no meio de um intenso nevoeiro uma casa. Tinha finalmente chegado ao refúgio Urriellu e assim terminado a primeira etapa.
Apesar de estar mesmo ali ao nosso lado, devido às condições climáticas que se faziam sentir, era-nos impossível visualizar o Naranjo de Bulnes e a sua parede vertical de 550 metros de altura… mas após alguns minutos eis que o nevoeiro baixou um pouco e foi como que de uma miragem se tratasse... Mesmo à minha frente estava um bloco rochoso com uma imponência que jamais eu esperaria ver… verdadeiramente magnífico!
Após bons momentos de confraternização com os meus companheiros de viagem, eis que me encosto aos cobertores, fecho os olhos, dou um último suspiro e me deixo apoderar de um sono profundo…

Sem comentários:

Enviar um comentário