segunda-feira, 29 de março de 2010

O que é o Titânio…

Este nobre material foi descoberto pelo sacerdote britânico William Gregor, quando investigava as areias da Cornualha em 1791 e denominou-o de "menachin". Três anos depois, o químico alemão Martin H. Klaproth descobriu o mesmo material na Hungria e deu-lhe o nome de “titânio”, retirando o nome aos gigantes da mitologia Grega que fizeram uma luta feroz contra os deuses de Olimpo (do latim titans, os filhos da Terra).

Ora aqui fica a resposta à pergunta que ultimamente diversas pessoas me têm feito: “Porquê um quadro em titânio?”
O titânio é um elemento metálico leve, com excelente resistência à corrosão e grande resistência mecânica (material maleável mas que praticamente é impossível de partir), cuja principal vantagem é a absorção das vibrações.
Comparativamente com os materiais concorrentes para construção de quadros para btt, ele é tão forte quanto o aço, mas tem 40% da densidade do aço,ou seja bastante mais leve. É 60% mais pesado que o alumínio, porém duas vezes mais forte. Em relação ao Carbono o Titânio ganha em durabilidade e fiabilidade…

Recentemente algumas marcas de quadros já conseguem deformar os tubos de titânio "butted" o que veio absolutamente revolucionar o mercado, pois os quadros de titânio ficaram com uma rigidez lateral muito superior ao que se fazia há alguns anos... tendo mudado as regras do jogo a favor do titânio!

A minha "Vulpes vulpes Ti"

3 comentários:

  1. E Pedalar nada ?

    Espero que não violes o mito que rodeia os que montam Titânio.... !

    MY :)

    ResponderEliminar
  2. ouvi uma vez uma fábula em que um pato dizia: "andam por aí muitos ciclistas de forum... que falam, falam, mas pedalar nada!"

    ResponderEliminar
  3. Para a malta do pedal que vai para Santiago desejo uma força extra deste colega e amigo, para o Titanico, Popeye, o Homem das Pedras e para o Myrage. Que pedalem com força e já sabem que as bike's não têm culpa.
    Por isso uma boa pedalada do Roda Fina, cheio de "invega".

    ResponderEliminar