quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Trilho Inca

"Dia 16-10-10 foi um daqueles dias que a gente dificilmente esquece… a hora marcada apareceram muitos, demasiados, todos com a mesma cede de conhecer um pouco mais daquela serra, todos famintos de paisagem deslumbrantes, todos com o mesmo propósito; a partilha de emoções no mais belo cantinho de Portugal. Os caminheiros tentaram sempre que possível caminhar em fila indiana, respeitando assim os trilhos seculares que ali existem e evitando desta forma danificarem a flora. Caminhamos do princípio ao fim em trilhos sem corta-mato o que me alegra imenso, pois desta forma poderemos manter os trilhos que outrora foram muito utilizados. A zona de Fafião é rica em trilhos, prados, currais cabanas de pastores que convidam ao repouso por isso mesmo após a passagem da Quina das Agulhas fomos brindados com a magnífica represa do Porto da Lage e repousamos no Curral da Touça que fica a 7,7km da aldeia. Após um bom repouso começamos lentamente com todo o tempo do mundo a caminhar por entre o vale do Rio Laço… Do nosso lado direito o Alto de Ovos, altivo vigiava os nossos passos, do lado esquerdo a Sesta da Amarela timidamente nos acariciava do olhar e o Estreito a nossa frente a desafiar a nossa passagem… O trilho mantinha-se ainda muito limpo, não tivemos nenhuma dificuldade até chegarmos ao Curral do Rio Laço em que a vegetação densa, agora queimada recobre grande parte do curral. Aí iniciamos a grande ascensão por um trilho muito pouco trilhado mas que continua lá, as mariolas comprovam a sua existência. Chegando a Corga de Vale longo fomos em direcção a Cabana da Amarela, uma das mais belas “varandas” ou “terraços” do Gerês. Uma pausa para um lanche e lá continuamos agora a descida pela cumeada dos Bicos Altos - esplêndida descida. Incrível mesmo é como aqueles pastores venceram a montanha esculpindo trilhos de pé posto onde parecia que não haveria possibilidade de passagem. Essa descida levou-nos a um dos Prados mais belos do Gerês, ancorado numa pequena arena ou circo, resistiu ao fogo que o ameaçou há uns meses atrás. Incrível o poder que a natureza tem de se regenerar. O facto de nesse prado estar num pequeno circo, a maior parte dos montanheiros que ali passam nem se apercebem da passagem para o seu interior o que faz deste prado, um prado muito pouco visitado e muito pouco conhecido a não ser pelos pastores daquela serra. Após um pequeno repouso lá continuamos a nossa descida agora pela Carvalhosa, Pousada, Salgueiros e finalmente o Rio Fafião, antes de atacarmos a recta final e subirmos até Fafião. Foi um dia fantástico com um tempo fantástico e com um percurso soberbo. A boa disposição, alegria e bem-estar foi uma constante na caminhada.
Obrigada pela vossa companhia, obrigada por me ajudarem a manter aqueles trilhos activos."

Montanheiros participantes: pitões, almocreve, peregrino, coura, tília, sequoia, pé de chumbo, pé posto, folha-de-coca, vibora negra, medronho, castor, avelã, messe, amarela, coxo, meruje, rio, celta, white angel, rocas, pantera, andarilhus, e os caloiros...