quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Trilho do Pilar

Domingo, 24 de Outubro de 2010, 9h11m e estávamos prontinhos para mais uma aventura para os lados de Santo Tirso, quando umas gotículas começam a cair do céu. Todos ficámos apreensivos, mas felizmente tratavam-se apenas de umas pinguinhas de água benta como de um baptismo se trata-se… mas o nosso baptismo iria ser bem mais duro!
Após as últimas verificações, lá fomos nós serra acima enquanto alguém gritava “abam alas”…
A subida de si bastante exigente tornou o aquecimento demasiado rápido e violento, tão violento que o Pinhel nem fôlego tinha para reclamar com o declive, apenas deu os pequenos suspiros já próximo do final da subida… mas ainda assim, muito aquém do que nos habituou!
Neste dia, bem estava o Mário que após ter recebido uma valente descarga eléctrica conseguia subir todos os desníveis sem grande dificuldade em modo eléctrico, parecia um “híbrido”!
Uma vez no topo da montanha, rumámos até à nascente do rio Ave e logo de seguida para o Monte do Pilar, que é um enorme monte onde se situa o esporão maciço montanhoso conhecido por "Laje Grande", considerado o maior da Península Ibérica. Trata-se de um “penedo colossal, de flancos escarpados e dorso levemente escarpado” que divide as bacias dos Rios Ave e Cávado.
Já no alto do Pilar, junto às instalações militares da Força Aérea Portuguesa que aí tem uma esquadra de detecção e alerta do espaço aéreo português, houve tempo para um pequeno abastecimento e para observação da colossal paisagem que nos rodeava. Em dias límpidos, é possível ver o mar bem como as cidades da Póvoa do Varzim e de Vila do Conde.
O caminho de regresso foi realizado por circuitos florestais divinais, gentilmente seleccionados pelos nossos guias de percurso, uns tais que abrem alas e que todos os fins-de-semana animam os trilhos pelos lados de Santo Tirso, com boa disposição e companheirismo.
Como companheiros de percurso tive o Daniel, o Pinhel, o Mário e nove elementos do grupo de BTT - Abram Alas (
www.abramalasbtt.blogspot.com). A todos bem hajam pela vossa companhia.
O track’s voltará certamente a estas paragens… até breve!

1 comentário:

  1. Hugo porreira a apresentação do convivio desse domingo e claro nem sempre o convivio é feito a pedalar se não houver umas boas gargalhadas pelo meio sejam elas por quedas estupidas (sem gravidade claro)ou piadas contadas mas monotomos se tornariam os passeios, esse espirito é uma constante nos abram alas sempre que acabe o passeio desejamos o proximo domingo para novas aventuras, sendo assim como já dito aguardamos novos convivios.

    Paulo Monteiro

    ResponderEliminar