sábado, 23 de outubro de 2010

PR9 - Trilho dos Canos de Água

Sábado, 23 de Outubro de 2010, 14h19m e não aguento a imensa vontade de pôr as botas no monte e explorar novos trilhos… e assim fui para os lados de Viana do Castelo.
O percurso teve início junto ao templo de Santa Luzia, seguindo depois por um caminho florestal que nos levou até dois arcos pedra, Arcos do Fincão, utilizados para passagem de água captada nas minas da serra e que ainda hoje continuam a abastecer a população. Após a passagem dos arcos, o percurso seguiu por cima do cano de granito, permitindo-nos observar o mar ali tão perto e acariciar o nariz com os imensos aromas da serra.
Lá no alto uma pequena paragem na zona da Azenha Velha onde se espreitaram as envergonhadas quedas de água que se escondiam através da vegetação e que corriam pelo granito rompendo de dia para dia sulcos cada vez mais fundos… Lá diz o venho ditado “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”!
Pouco tempo depois atingiu-se o lugar de S. Mamede, com a sua capelinha, porta de entrada para o fantástico lugar de “Aldeia Velha” onde a arquitectura das casas nos fez regressar ao passado em que as habitações eram inteiramente construídas em granito e madeira… adorei ver este lugar tão bem recuperado e em plena harmonia com a natureza que o envolve com os muros carregados de musgo e a linha de água que serpenteia por entre os muros de pedra cortando o silêncio do local, onde se pensa em tempos ter sido um retiro de monges.
De seguida passou-se pelo marco geodésico da “Bouça do Frade” até chegar ao “Alto do Frade”, onde no edifício aí abandonado, esteve para ser instalado um posto de controle aéreo durante a 2ª Grande Guerra - Casa do Radar (casinha dos aviões), local onde se pode desfrutar de uma vista panorâmica sobre a cidade de Viana e o vale do Rio Lima.
Já próximo do final do percurso deu-se a passagem pela casa florestal da “Carreira de Tiro” onde as folhas secas das árvores começavam a cobrir o terreno mostrando-nos os tons de Outono. Mais à frente a “citânia de Santa Luzia”, um dos castros mais conhecidos do Norte de Portugal.
A paragem das botas deu-se então junto à basílica onde os alongamentos finais deram por terminada mais uma aventura…
Desta vez e como estreia, tive como companhia a Susana que mostrou estar apta a futuros desafios do track’s…

3 comentários:

  1. Simplesmente espetacular!...

    ResponderEliminar
  2. Olá sou o Paulo Monteiro irmão do David (Grupo Abram alas) e mais uma vez felicito pelo site que considero não 5 mas 7** site que qualquer bttista verdadeiro tem de visitar e realmente ver o que de bom se faz de bike e claro super convivio espero com ansiedade as fotos e comentario sobre o passeio realizado no domingo a serra do pilar (Paços de Ferreira) e claro contamos sempre com novas aventuras pela natureza fora, estaremos sempre ao vosso dispor para futuros convivio sendo já duas vezes que acompanharam os Abram Alas dai aguardamos vosso convite para novo convivio. nosso site www.abramalasbtt.blogspot.com
    um abraço e até a proxima

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelos elogios… espero, com o tempo, poder refinar ainda mais o track’s!!!

    ResponderEliminar