terça-feira, 19 de janeiro de 2010

O Caminho - Ano Jubilar

O ano de 2009 foi o meu baptismo no Caminho da Santiago e apesar de ainda agora ter iniciado o novo ano, já estou em alvoroço a planear a próxima peregrinação… ou as próximas!!!
Neste momento a minha ideia é realizar no inicio do presente ano o Caminho Português, desde Vila do Conde até Santiago, ao longo de três dias, com a seguinte programação. No primeiro dia realizar o percurso desde Vila do Conde até Valença, no segundo dia estou dividido entre duas hipóteses: Valença-Pontevedra ou Valença-Padron, a definir em função das condições meteorológicas e físicas, e por fim o terceiro dia desde Pontevedra ou Padron até Santiago de Compostela.
Os dias que estão, para já, apontados no meu calendário são os dias 9, 10 e 11 de Abril de 2010…
Quanto a companheiros de Caminho, neste momento estão já duas vagas preenchidas… mas o número ideal de participantes será entre três a cinco pessoas. Caso estejam interessados, contactem via email…

Ainda este ano gostaria de realizar um grande sonho. O Caminho Francês desde San Jean Pier de Port até Santiago…
Este ano, uma vez que calha em ano Jubilar, Santiago terá uma grande afluência de peregrinos até 25 de Julho… daí que a ideia seria efectuar este percurso sempre depois desta data!

Mas até que este sonho se torne realidade, tenho muito que planear e estudar...

O ano de 2010 é um Ano Jubilar Compostelano, celebrado desde a Idade Média, por disposição papal, concedida por Calixto II, grande benfeitor da Igreja Compostelana. Este privilégio, mais tarde confirmado por Alejandro III, consiste em que cada ano em que o 25 de Julho, dia do Apóstolo Santiago, coincida com um domingo, poderão os católicos ganhar na Catedral de Santiago de Compostela, na plenitude, as graças do Jubileu.
Para ganhar o Jubileu é preciso cumprir algumas condições: visitar a Catedral de Santiago, mais precisamente o Túmulo do Apóstolo; rezar uma oração por intenção ao Papa e receber os sacramentos da penitência e da comunhão, além do que se recomenda assistir à celebração da Eucaristia.
A verdadeira graça do Jubileu, caso sejam cumpridas todas as condições, é a indulgência plenária. Ou seja, todo fiel, havendo cumprido as condições exigidas, pode gozar para si próprio ou transferir para entes falecidos, as indulgências, tanto parciais como plenárias, o que em suma significa, o perdão dos pecados.

Sem comentários:

Enviar um comentário