sábado, 28 de novembro de 2009

LOBO IBÉRICO

O Lobo-ibérico (Canis lupus signatus) é um carnívoro de grande porte, esquivo e perseguido, predador, sobretudo dos animais domésticos quando desce aos povoados, o lobo ibérico é uma variedade de lobo europeu, antigamente espalhado por toda a Espanha e Portugal. Agora quase toda a população vive no Noroeste espanhol e no Nordeste português. Mais uma raça em vias de extinção…
É o maior canídeo selvagem. Perseguidos por agricultores e caçadores que não gostam de os ver caçar animais domésticos e outros animais selvagens por causa da caça, vão-se extinguindo sobretudo por, eles próprios, serem caçados e envenenados. Um atentado também ao ecossistema em que se inserem. O lobo ibérico é, assim, mais uma vítima do homem.
Em Portugal tem o estatuto de espécie Em Perigo (EN), na qual se incluem as que enfrentam um risco muito elevado de extinção na natureza. De acordo com a Lei n.º 90/88 de 13 de Agosto (Dec-Lei 139/90 de 27 de Abril), é totalmente protegido, sendo «proibido o seu abate ou captura, a destruição ou deterioração do seu habitat e a sua perturbação em especial durante os períodos de reprodução e dependência».

Sem comentários:

Enviar um comentário