domingo, 27 de fevereiro de 2011

Trilho dos Montes Hermínios

Sábado, 26 de Fevereiro de 2011, 07h24m e inicio mais uma singularidade “all mountain” pelos antigos Montes Hermínios… finalmente estava de regresso aos meus queridos trilhos!
O percurso iniciou-se na bonita localidade de Gouveia, que à hora em que se iniciou o track ainda se encontrava adormecida e envolta na neblina da manhã… Depois deu-se a subida por estrada até às Penhas Douradas onde fui surpreendido por imensas manchas de neve que cortavam o meu caminho.
Após uma viragem para a esquerda na direcção da Santinha, passo pelo Malhão e pela casa abandonada da guarda-florestal, desde sempre a recordo assim deteriorada pelo tempo e esquecida por muitos!
Após algumas subidas e descidas eis que chego ao posto de vigia da Santinha onde aproveito uns breves instantes para saciar alguma fome e retemperar energias.
Os instantes que se seguiram foi de pura adrenalina pois descer 400 metros em cinco minutos por entre pedra solta e regos estimula os sentidos de qualquer um…
Como o relógio estava a andar de vagar, ainda tive tempo para trepar pela Portela de Folgosinho, Cabeça do Faraó até ao Monte de São Domingos, local onde uma vez mais fui contemplado por mais uma inebriante descida até aos viveiros florestais de Folgosinho. A partir de aqui o percurso era mais ou menos acessível sem grandes desníveis, passando por Folgosinho, Tanque dos Ferreiros, Fonte da Cegonha, Curral do Negro e finalmente a descida das antigas antenas da RTP até Gouveia… ao todo foram 56 km’s de puro prazer!

Trilho D’Assunção

Domingo, 20 de Fevereiro de 2011, 08h14m e chego ao ponto de encontro para dar início a mais uma track, desta vez o destino eram os montes circundantes a Santo Tirso.
Como a ligação entre a Trofa e Santo Tirso foi efectuada por estrada, os membros inferiores ficaram devidamente aquecidos para a trepadela até ao cimo do monte da Assunção… durante alguns anos sonhei em um qualquer dia realizar aquela subida e finalmente esse dia chegou!
Neste caso concreto, a dificuldade prática contradiz a do pensamento pois nunca pensei ser tão fácil subir até ao topo, talvez a luxuriante vegetação que nos envolve e a estimulante paisagem a perder de vista, sejam a motivação necessária!
Uma vez no topo o guia passou a ser o GPS que, através de um track previamente gravado, nos levou à descida mais louca dos últimos tempos… imensas pedras e regos profundos faziam com que o meu companheiro proferisse a frase: “estou com a sensação que é hoje que eu me vou espalhar!”
Passado o tormento da descida vem outra subida que nos leva ao antigo castro do Monte Córdova, localizado no Monte Padrão, que por sinal é detentor de uma das vistas mais belas da região… por falar em vistas lá ao longe uma enorme nuvem negra ameaçava chuva, imensa chuva!
Como estas ameaças são sempre para levar a sério, iniciámos o regresso até à Trofa na esperança de chegar-mos enxutos a casa… mas quis a física que a velocidade de nuvem fosse mais veloz que a rotação das nossas pernas e eis que fomos apanhados por uma enorme tempestada. Água, água e mais água por todo o lado… as rodas a puxarem água para as costas, as pingas grossas sobre as nossas cabeças a escorregarem pelo nosso corpo como cobras e à chegada estávamos como dois pintos incautos… mas ainda assim soube bem!
Lá diz o velho ditado: quem anda a chuva molha-se!
Como companheiro de percurso tive uma vez mais o Mário.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Singularidade em Rates

Sábado, 19 de Fevereiro de 2011, 15h03m e decido aproveitar o bom tempo para dar uma voltinha pela zona de Rates…
Devido às enormes chuvadas dos últimos dias, os caminhos estavam transformados em ribeiros e represas de água.
Apesar de alguma dificuldade em progredir com o terreno demasiadamente ensopado, o ritmo do dia até se pode dizer que foi alucinante pois em pouco mais de uma hora já estava com 20 quilómetros nas pernas…
E foi assim, que uma vez mais, recordei com nostalgia as minhas antigas tardes de sábado…


segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Santiago de Compostela

Caminho Françês de Santiago - 21 de Abril a 1 de Maio de 2011


Caminho Português Medieval - 9 a 11 de Abril de 2010

Caminho Português da Costa - 8 a 10 de Maio de 2009

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Santa singularidade

Domingo, 06 de Fevereiro de 2011, 09h34m e parto para uma singularidade, na esperança de recordar bons e nostálgicos momentos em que eu vagueava com a minha singela bicicleta em cromoly, pelos trilhos dos Montes Hermínios…
Hoje em dia tecnologicamente mais bem montado, o espírito continua a ser o mesmo de outros tempos!