quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Trilho das Guardiãs

Domingo, 12 de Dezembro de 2010, 07h51m e enquanto o dia amanhece tranquilamente lá estou eu em extrema agitação a ultimar os preparativos para mais uma aventura…
O dia marcava o aguardado regresso do Pinhel, motivo pelo qual havia que escolher um track à medida das suas possibilidades pedalantes, visto não andar há já algum tempo!
Reunidos todos os elementos, o primeiro ataque é ao cume da Cividade de Terroso, conhecida na Idade Média como Montis Teroso, foi um importante povoamento da cultura Celta ou cultura Castreja do noroeste da península Ibérica.
Deliciados com algumas passagens ora bucólicas, ora técnicas, o nosso segundo ataque foi a Cividade de Bagunte, antigo povoado fortificado da Idade do Ferro, e posteriormente romanizado, também ela fora um dos grandes povoados da cultura Castreja do noroeste da Península Ibérica e terá sido um centro populacional de apreciável dimensão.
Noutros tempos, estas Cividades apresentavam-se como as guardiãs da entrada do vales dos rios Ave e Este, coadjuvadas por um grupo de pequenos povoados coexistentes na região circundante.
O percurso de regresso serpenteou o rio Este, que uma vez mais deliciou o nosso olhar com o seu correr lento de águas que noutras épocas moviam as rodas de moinhos agora convertidos em acolhedores retiros.
Devo aqui expressar um enorme pedido de desculpas ao Pinhel, pois quando o arranquei dos lençóis estava combinada uma ligeira e tranquila voltinha pela marginal, horrivelmente transformada num percurso de desempeno acelerado, com duras e prolongadas subidas… mas tinha mesmo que ser, pois estávamos cheios de saudades de o ouvir reclamar!
Menção honrosa também para o Mário que, na linha de partida, apareceu visivelmente congestionado por uma constipação de meses misturada com algumas horas de sono atrasado.


Sem comentários:

Enviar um comentário