terça-feira, 1 de setembro de 2009

Trilhos de Pé Posto

"Sem dúvida que o que mais gostamos na SERRA é a beleza intrínseca da natureza na sua forma espontânea e envolvente.
Caminhar na serra e apreciar o relevo das montanhas, a beleza de uma flor, as cores das árvores (principalmente no Outono), os riachos a escorrerem pelas encostas... Tudo isto é belo! É o que mais gostamos de sentir e apreciar durante as nossas actividades. É a natureza em si que nos chama à Serra.

Se há algo que me fascina no PNPG são os TRILHOS DE PÉ POSTO. É este pequeno, mas relevante cunho do Homem (pastor) que gostamos de ver e percorrer na serra. São as nossas "auto-estradas". Estes trilhos dão-nos uma visão do Homem na Serra. Sabemos por onde andaram, durante décadas, os nossos antepassados (pastores). As vias que abriram para chegarem de forma mais rápida e segura a determinado lugar. Podemos distinguir os locais mais "visitados" e os que começam a ficar abandonados. Dão-nos uma perspectiva dinâmica da serra.
Não podemos esquecer que muitos desses "trilhos" ainda estão abertos graças ao gado bovino e caprino.

Sabemos que muitos desses trilhos estão a desaparecer. Tanto pelo abandono da pastorícia como pela ausência de "caminheiros" (pastores e pedestrianistas). O UPB à sua conta e à sua medida tem contribuído para preservar e dinamizar muitos desses trilhos.

Onde quero chegar?!?
Não será uma grande perda de património natural, o abandono destes trilhos!?! Sabendo que fazem parte da "estória" do PNPG!?!? E já agora, por que não CATALOGÁ-LOS? Os que aparecem nas Cartas Militares são ínfimos em relação aos que existem na realidade. E catalogando esses trilhos poderemos saber mais sobre a vida na serra. Sobre as andanças dos pastores e do gado, das populações autóctones, dos caminheiros. Quais os pontos de acesso, as direcções tomadas, os percursos realizados..."

Para reflectir!

Saudações montanheiras,

Medronho

Sem comentários:

Enviar um comentário