domingo, 13 de setembro de 2009

Trilho de Santa Eufémia - Xurês

Sábado, 12 de Setembro de 2009, 6h23m e inicia-se mais uma actividade de montanha, desta vez o destino era o Parque Natural Baixa Limia-Serra do Xurés, mais concretamente o alto de Santa Eufémia. O percurso foi iniciado em São João do Campo do Gerês tendo-se seguido para a Mítica aldeia submersa de Vilarinho das Furnas, onde observámos ainda as casas, os caminhos e alguns muros da antiga aldeia. Tivemos ainda oportunidade de nos cruzar com quatro exemplares de Garranos (Equus cavallus) que andavam por aqueles lados…
Após uma mudança de rumo, o percurso que se seguia era a “Foresta di Migliari”, mais vulgarmente conhecida como Via Nova Romana ou Geira Romana, via XVII do itinerário do imperador Antonino, que ia de Braga a Astorga, sendo o mais extenso troço de estrada romana existente em Portugal ainda com alguns troços de calçada e marcos miliários, que nos inseriu num contexto paisagístico bastante agradável até à Portela do Homem. Numa dada altura, os papéis chegaram mesmo a ser invertidos, sendo a bicicleta a estar por cima… imagino o que iria no cérebro dos meus companheiros acerca da minha pessoa! Aqui começou a verdadeira etapa do percurso com a ascensão até ao alto de Santa Eufémia, percurso algo exigente tecnicamente, que nos fez transpirar bastante, pois o calor apertava e ainda não houve até à data nenhuma alma caridosa que idealizasse um ar condicionado para bicicletas…!
Nesta zona do percurso, a amplitude visual para a Serra do Gerês era fenomenal podendo ser facilmente observado o Pé de Cabril, Borrageiro, o vale de acesso às Minas dos Carris e o Pico da Nebosa, ponto mais alto da serra do Gerês com 1558 metros de altitude… estávamos a observar o território do quase extinto Lobo (Canis lupus) que durante muitos anos habitou e se deslocou por toda aquela zona!
Chegámos ao alto pudemos então observar duas aves de rapina que, devido à sua dimensão e recorde de asas não nos deixaram qualquer dúvida quanto à sua identificação, tratava-se de um par de Águia Real (Aquila chrysaetos) que possivelmente estariam a nidificar por aqueles lados…
Para recuperar as energias nada melhor do que descer pelo largo estradão até aos banhos no rio Caldo, onde após um mergulho e umas sandochas mistas, ficámos novamente aptos a realizar a ascenção pela Geira Romana até à Portela do Homem seguindo-se o percurso inverso já realizado até ao Campo do Gerês!
Como companheiros de viagem tive o Pinhel e o Daniel que estiveram muito bem durante todo o percurso, só tendo tido algumas reclamações face à dureza e extensão do mesmo, pois foram 68 kilómetros a pedalar!!! Ainda assim o sentimento de satisfação no final da etapa era bastante elevado “Não contes mais comigo… voltamos já para a semana!!!”

2 comentários: