sábado, 18 de julho de 2009

Trilho do Fulom

Sábado, 18 de Julho de 2009, 8h31m e está um tempinho maravilhoso para ir até à praia esticar a toalha sobre a areia dourada e ler um bom livro e olhar para o oceano… mas não foi nada disso que nos aconteceu!
Desta vez eu, o Pinhel e o Rafael decidimos explorar os recantos e encantos da periferia de Vila do Conde, e neste dia valeu bem a pena sair de casa… se valeu!
Após uma passagem pela zona de Touginha e Rio Este, rumámos mais uma vez até à Cividade de Bagunte, local que devido à sua história e beleza é sempre um óptimo ponto de passagem.
Deixem que vos diga que, o Rafael demonstrou que adora mesmo os aspectos mais insignificantes da natureza… É verdade, depois de uma queda numa zona de bastante pedra ficou todo contente por estar com o corpo todo cheio de pó e a “acariciar” os pequenos blocos graníticos com o corpo… há malta que tem cada fetiche!
Passada a Cividade, decidimos explorar um novo trilho que nos levou até ao conjunto megalítico das Mamoas do Fulom, monumento do qual eu já tinha ouvido falar mas não tinha qualquer indicação de qual seria a sua localização.
Estas Mamoas do Fulom estão localizadas na freguesia de S. Simão da Junqueira e são construções tumulares com cerca de 5000 anos, o que equivale a 3000 anos a.c.!!!

Mais sobre as Mamoas do Fulom:
São dois túmulos, descobertos por Francisco Martins Sarmento no final do séc. XIX, bastante destruídos no séc. XX, mas que preservam a essência do monumento que é a elevação exterior. A destruição dos Dólmenes provocou a perda de informação sobre os períodos em que os túmulos foram utilizados. Todavia, sabe-se por outros exemplos que terão sido usados em diversas épocas, ao longo de mais de 2000 anos. No seu interior os mortos eram sepultados com materiais destinados a garantir um mínimo de continuidade do seu estatuto numa vida para além da morte. Os corpos encontrados (em regiões de solos alcalinos) aparecem muitas vezes em posição fetal, o que reforça a ideia de um culto à Mãe Terra. O Dólmen seria o útero de pedra onde o morto encontraria o repouso do retorno à sua mãe grávida.

Cividade de Bagunte

Desenho de simulação das Mamoas de Fulom

Trilho junto aos campos de milho

Zona próxima da Cividade de Bagunte

2 comentários:

  1. Acho que tens melhores fotos...
    prazer em conhecer-te... acho que tens inveja do meu viver... curte a vida nas quedas, a apreciar a paisagem e mesmo quando olhas para o palácio… !!!
    Rafael

    ResponderEliminar
  2. Essa do palácio era evitável... enfim, há quem não tenha espírito para estas coisas!

    ResponderEliminar