sexta-feira, 9 de julho de 2010

Aldeia da Pena

A Aldeia da Pena é uma das aldeias preservadas de Portugal. Fica encrava no sopé de dois montes da serra da Arada, entre os rios, Vouga e Paiva. A construção das casas é quase exclusivamente de xisto e lousa.
Existem não muito mais do que vinte e duas casas e a população não vai além de dez pessoas, quase todas idosas. A dureza da serra, o isolamento, ditaram o abandono dos seus habitantes...
É sem dúvida, uma das aldeias mais características de Portugal no seu estado mais puro.

A lenda que está na origem do nome Pena:

Existia uma serpente com muitas dezenas de metros que quando tinha sede ia beber à ribeira e quando tinha fome exigia um boi dos habitantes da aldeia, ameaçando-os se tal não fizessem. Até que acabaram os bois da aldeia e a serpente começou a comer os habitantes, sendo dados à sorte para ver quem seria o próximo. Sempre que a serpente comia uma pessoa, os outros diziam: - Que pena! Que pena!. Surgindo assim o nome da Aldeia da Pena.
Conta-se também, que um certo barbeiro que estava apaixonado por uma rapariga que iria ser devorada pela serpente, espalhou lâminas pela ribeira, cortando assim a serpente, matando-a.

Este é um dos proximos destinos do track's...

1 comentário:

  1. Marca-la isso com antecedência. Quero fazer parte dessa expedição ;)

    Leva pelo menos um amendoim, e um golinho de agua na bochecha :)Penso que é suficiente para uma diária de BTT.....!

    MY

    ResponderEliminar