Sábado, 22 de Maio de 2010, 9h04m e vou ter com quatro amigos montanheiros UPB para efectuar um percurso de reconhecimento, para os lados da Serra da Cabreira.
A excitação era enorme, visto tratar-se de uma zona que nunca tinha percorrido… aliada ao facto de as minhas botas estarem paradas há já alguns meses!
O percurso pedestre teve início na localidade de Campos, seguindo-se o espectacular vale do Rio da Laje, por um caminho em lajetas de granito boleadas e amaciadas ao longo dos tempos contíguo a antigos moinhos de água que antigamente aproveitavam a energia cinética das águas para transformar os cereais em farinha que daria origem ao pão, tradições de outros tempos! A ascensão do vale culminou com a esbelta Ponte da Quebrada!
Depois do início retro-bucólico, deu-se inicio ao estradão de acesso ao Alto Trovão, zona onde noutros tempos se punha fim à vida dos lobos ibéricos, no Fojo da Ribeira e Fojo Novo, espécie hoje protegida!
O regresso à localidade de Campo foi realizado por uma zona campestre onde o verde dos campos era retalhado por antigos muros de granito divisores de propriedades… bastante agradável para vista e para o espírito!