sexta-feira, 23 de abril de 2010

El Camino - Dia 1 (Vila do Conde – Valença)

Sexta-feira, 09 de Abril de 2010, 8h01m e juntos à igreja matriz de Vila do conde iniciámos a nossa peregrinação até Santiago de Compostela, através do antigo troço medieval… Feitas as ultimas verificações técnicas nas máquinas, tirámos a foto da praxe e deu-se então inicio a mais uma aventura!
A luz do sol rasante da manhã, a bater nos nossos rostos, deu um ar de nostalgia ao início de mais um grande dia… estávamos finalmente a viver o momento porque tanto tínhamos aguardado, estávamos a pedalar pelo caminho!
O percurso matinal por caminhos rurais e bosques levou-nos a passar por São Pedro de Rates, Barcelos e finalmente Ponte de Lima, onde a Dona Márcia nos esperava com o seu cardápio de deliciosos e imorais petiscos… que delícia!
Refastelado o estômago, regressámos à estrada rumo ao famoso Monte da Labruja, verdadeiro Cabo das Tormentas do percurso, onde os papéis foram invertidos pois era a nossa vez de carregar com as biclas e respectivos alforges… alguns gritos de desespero na subida mas nada mais do que isso…!
O final deste dia deu-se na localidade de Valença, mais propriamente no Albergue de S. Teotónio onde reservámos uma camarata presidencial só para nós… quem pode, pode!!!
O início da peregrinação em Vila do Conde

Mosteiro de S. Pedro de Rates

E lá iam os alforges aos saltinhos nas traseiras

Cena rural... tive pena da vaca!

Eu, o Mário e o Daniel em Barcelos

Antigo caminho em lajeado de granito

Alguns dos imensos peregrinos a pé

Ponte medieval de um arco

A famosa subida da Labruja...

.... e a respectiva descida!

domingo, 11 de abril de 2010

El Camiño - Instantes

O Espírito do Caminho é uma riqueza abstracta que se instala no interior de cada um de nós...
... e nos transforma em pessoas diferentes!
Caminho Português de Santiago
Vila do Conde - Valença - Padron - Santiago

quinta-feira, 8 de abril de 2010

El Camiño

Fazer o Caminho de Santiago é entrar num mundo de profundo respeito pela fé, pela cultura, pelos valores ecológicos e humanos.
É uma aventura física e espiritual, uma constante confrontação com o transcendente e com forças interiores que desconhecíamos.
É descobrir uma nova forma de olhar o mundo e nós próprios…

BTT em estado puro…

Segunda-feira, 05 de Abril de 2010 e saiu com a minha titânica para os lados da Cividade de Bagunte… a missão era descobrir novos trilhos por aqueles lados… actividade singular que me deu imenso prazer e me fez recordar velhos e nostálgicos tempos em que vagueava pelos trilhos com a minha eterna GT Talera em Cr-Mo… na altura ainda sem qualquer sistema de suspensão ou amortecimento!
O btt é assim, há percursos e momentos que valem que mil palavras…

Trilho da Franqueira

Domingo, 28 de Março de 2010, 8h31m e chego atrasado um minuto ao ponto de encontro… claro está que o resto da malta já estava toda a dar voltinhas de aquecimento e a vislumbrar a nova máquina do Pinhel, uma FS com raposa e tudo!
Mas não há uma sem duas e esta era também a estreia da minha titânica com o grupo… opiniões divergentes quanto à cor do espigão do selim, mas de resto tudo aprovado!
Tempo de nos fazermos ao trilho cujo destino final era o cume da Franqueira em Barcelos. Pelo percurso tempo houve para observar alguns peregrinos que percorriam a pé o Caminho, alguns de nós nesta altura já estavam em processo de desenvolvimento de técnicas de ataque ao Caminho a realizar brevemente… passo a explicar: no meu caso o meu trunfo será o tirar o máximo peso da bike e dos algorges, no caso da Daniel, a chave para o sucesso será treinar a subir montes, com os alforges cheios de godos da Praia do Belinho, quanto ao Mário desconfio que deve andar a estudar uma receita de concentrado de espinafres!!!
Cume atingido, eis que se deu o regresso por um trilho muito técnico e pedregoso que nos levou até Vilar de Figos que fez as delicias de todos os participantes… e uma passagem pela bonita localidade de Rates e da sua bela Igreja Românica.
E foi assim que se deu mais uma voltinha domingueira do track’s... como companheiros de percurso tive o Mário, Daniel e Pinhel.