segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Trilho do Lethes à Montanha Santa

Sábado, 23 de Janeiro de 2010, 7h24m e estás prestes o inicio de mais uma aventura… desta vez o destino é o alto da Serra D’Arga, mais concretamente a Senhora do Minho!

O ponto de encontro do pelotão fez-se na margem do rio em Ponte de Lima. Do outro lado, lá estava o comandante Décio Juno Bruto a chamar por nós, mas como sabíamos estar na presença do Rio Lima e não do Rio Lethes… lá efectuamos a passagem para a outra margem, sem qualquer problema de formatação de memória!

Chegados ao quilómetro oito do percurso, eis que começa a ascensão da montanha santa ou montanha mágica, assim conhecida pelos romanos devido às numerosas casas de oração e eremitérios que lá existiram e existem… passando pela Via Sacra de Santa Justa e por pequenos aldeamentos escondidas nas encostas!

A meio da subida foram observados diversos fojos de lobo, de forma circular, do tipo Cabrita, designado deste modo pois era colocada uma cabra que servia de engodo para atrair o lobo no interior do fojo. Existe no entanto um outro tipo de fojo, de paredes convergentes, constituídos por duas paredes que convergem para um fosso, implicavam uma batida que envolvia toda a aldeia e, por vezes, as aldeias vizinhas. Os batedores conduziam o lobo para o fojo e este acabava por cair no fosso, previamente dissimulado com vegetação.

Após a passagem pelo povoado de Souteiro, pude observar do lado esquerdo dois raros modelos de moinho de água. A água antigamente captada no Regato da Fraga, era posteriormente encaminhada até aos moinhos através de aquedutos em pedra de granito… uma verdadeira obra de engenharia serrana!

Após este docinho, fomos finalmente brindados com a cereja no topo do bolo, isto é, com uma magnifica calçada romana em pedra e muito bem conservada, que nos levou finalmente até ao cume e ao airoso santuário no alto da montanha, a 700 metros acima do Atlântico, donde pudemos finalmente observar uma esplendorosa paisagem de todo o Minho… montanhas e mais montanhas até perder de vista… e lá bem ao, fundo a foz do Rio Lima em Viana do Castelo… fantástico!

Penso que se poderemos associar facilmente a etimologia da palavra "Arga" a "Agra" que significa rude, áspera, selvagem... com a descrição deste percurso… que tanto gozo deu realizar, pois foi sem dúvida um enorme esforço físico e psíquico a todos os participantes…
Como companheiros de percurso tive o Bruno, Daniel, Pinhel, Mário e o meu GPS!!!


Gostaria de deixar por fim uma pequena nota histórica, sobre o Rio Lethes:

Reza a lenda que na mitologia grega existiria um rio, responsável pelo esquecimento total das memórias de todos os que bebessem das suas águas.

A sua localização é contraditória, algumas versões dizem que o Lethes se encontrava nos Campos Elísios, onde os seus habitantes ficariam no paraíso durante 1000 anos até se apagar tudo de terreno neles, depois disto bebiam as águas do Lethes, esquecendo toda a sua vida reencarnando em animais.

Segundo a lenda, em 135 aC, Décios Junos Brutos, comandando o seu exército de romanos atingiram as margens espanholas do Rio Lima, a caminho das suas conquistas em Terras lusas, contudo a beleza do lugar e do rio apavoraram os soldados, fazendo-os acreditar que se tratava do Rio Lethes, e apesar das ordens do seu comandante para atravessar o rio, os soldados não arredavam pé do lugar, e então o comandante para provar que era um rio normal, decidiu ser o primeiro a atravessa-lo levando consigo unicamente o estandarte das águias de Roma. Chegando à outra margem, virou-se para os seus soldados dizendo que não se tinha esquecido de nada, provando-o dizendo o nome de cada soldado, e assim feito os soldados decidiram-se a atravessar o Rio Lima.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Villa de Comite at night…

Quarta-feira, 20 de Janeiro de 2010, 21h03m… dia e hora em que se reinicia mais um ano de aventuras.
Desta vez decidi vaguear pelas antigas ruas da cidade de Vila do Conde, apenas acompanhado pela minha canhota, procurando aqui e ali testemunhos do fantástico património histórico desta antiga cidade.
Vila do Conde é anterior à fundação de Portugal, e o seu topónimo não sofreu alterações desde essa altura. A primeira referência a Vila do Conde é datada do ano de 953 no livro da condessa Mumadona Dias, onde é referida como Villa de Comite.
E foi entre antigas vielas que atenuei a minha ressaca de trilhos…

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

O Caminho - Ano Jubilar

O ano de 2009 foi o meu baptismo no Caminho da Santiago e apesar de ainda agora ter iniciado o novo ano, já estou em alvoroço a planear a próxima peregrinação… ou as próximas!!!
Neste momento a minha ideia é realizar no inicio do presente ano o Caminho Português, desde Vila do Conde até Santiago, ao longo de três dias, com a seguinte programação. No primeiro dia realizar o percurso desde Vila do Conde até Valença, no segundo dia estou dividido entre duas hipóteses: Valença-Pontevedra ou Valença-Padron, a definir em função das condições meteorológicas e físicas, e por fim o terceiro dia desde Pontevedra ou Padron até Santiago de Compostela.
Os dias que estão, para já, apontados no meu calendário são os dias 9, 10 e 11 de Abril de 2010…
Quanto a companheiros de Caminho, neste momento estão já duas vagas preenchidas… mas o número ideal de participantes será entre três a cinco pessoas. Caso estejam interessados, contactem via email…

Ainda este ano gostaria de realizar um grande sonho. O Caminho Francês desde San Jean Pier de Port até Santiago…
Este ano, uma vez que calha em ano Jubilar, Santiago terá uma grande afluência de peregrinos até 25 de Julho… daí que a ideia seria efectuar este percurso sempre depois desta data!

Mas até que este sonho se torne realidade, tenho muito que planear e estudar...

O ano de 2010 é um Ano Jubilar Compostelano, celebrado desde a Idade Média, por disposição papal, concedida por Calixto II, grande benfeitor da Igreja Compostelana. Este privilégio, mais tarde confirmado por Alejandro III, consiste em que cada ano em que o 25 de Julho, dia do Apóstolo Santiago, coincida com um domingo, poderão os católicos ganhar na Catedral de Santiago de Compostela, na plenitude, as graças do Jubileu.
Para ganhar o Jubileu é preciso cumprir algumas condições: visitar a Catedral de Santiago, mais precisamente o Túmulo do Apóstolo; rezar uma oração por intenção ao Papa e receber os sacramentos da penitência e da comunhão, além do que se recomenda assistir à celebração da Eucaristia.
A verdadeira graça do Jubileu, caso sejam cumpridas todas as condições, é a indulgência plenária. Ou seja, todo fiel, havendo cumprido as condições exigidas, pode gozar para si próprio ou transferir para entes falecidos, as indulgências, tanto parciais como plenárias, o que em suma significa, o perdão dos pecados.

sábado, 16 de janeiro de 2010

As minhas Santas… na marginal!

Foi em 21 de Agosto de 2009 que, após diversas tentativas consegui finalmente que a minha esposa me acompanhasse num passeio marginal… por ter sido uma actividade actualmente invulgar para ela, aqui fica este registo…

A Susana na sua máquina, uma SantaCruz Blur LT2

Eu e as minhas três Santas....

É assim, de pequenino é que se começa...

PREVISÃO METEOROLÓGICA

Bom… pensando melhor, porque não divulgar pelos seguidores deste blog a minha metodologia de previsão meteorológica, ora então cá vai… O primeiro passo é aceder ao seguinte site:
Já sei, a vossa primeira impressão é a uma enorme desilusão gráfica, pois estavam à espera de uma coisa muito bonitinha, nada disso!!! Isto é só para malta pró…
De seguida, basta introduzir a latitude e longitude do local, sempre com pontos e não virgulas (a título de exemplo, para o caso de Setúbal temos Latitude “38.52” e Longitude “8.90”).
Caso não saibam quais os valores de Latitude e Longitude em graus decimais, têm do lado direito da introdução de valores, um óptimo e útil conversor para graus decimais… basta para isso ir ao Google Earth e tirar as coordenadas em Graus-Minutos-Segundo do local!
O seguinte passo é escolher, de uma lista variada de produtos para a localização definida, a opção “Meteorogram” para “GFS Model (0-84h, 3hrly, Global”
Já falta pouco, no seguinte painel do Meteorogram temos que escolher quais os parâmetros que pretendemos visualizar, neste caso interessará por exemplo as opções (Field’s)”Accumulated Precipitation” e “Temperature”, preenchendo o Código de acesso que normalmente são seis letras em maiúsculas e carregando na tecla “Get Meteorogram” chegamos ao nosso destino final…
Espero que tenham percebido a explicação e que acima de tudo esta ferramenta vos dê sempre tempo bom para as vossas aventuras!
Para finalizar o exemplo dado, amanhã dia 17 de Janeiro de 2010 não chove em Setúbal…

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Meteorologia...

Para encorajar os bravos interessados no percurso de domingo, nada melhor do que dar a informação do estado do tempo em primeira mão, ora cá vai…


A zona circular corresponde ao dia de domingo! Não deve chover e prevê-se um aumento de temperatura...
Quanto à forte desta informação, infelizmente não poderei divulgar... trata-se de informação "Top Secret"... obrigado J. Alberty!

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Báu de recordações... a minha Talera

Terá sido no ano de 1992,que eu adquiri a minha primeira grande máquina de BTT, na altura uma GT Talera em cromoli, de tamanho 18” (eu ainda era pequenino) com a inscrição no quadro ainda de “all terra”… designação claramente associada à tipologia de utilização!
Eu que vinha de uma antiga bicicleta de ferro tipo “mountain bike”, notei uma clara evolução com a minha nova montada, mudanças mais certinhas, uma geometria de quadro diferente de tudo o que tinha visto até à data… enfim, um grande passo em frente!
Após uma mudança de casa apareceu no amontoado de caixas a minha forqueta da GT, que na altura tinha substituído por uma suspensão Marzocchi Zokes Pro… após uma pequena navegação cibernauta acabei por descobrir uma antiga publicidade do modelo da minha primeira GT…

A minha era de cor cinza prata, com letras brancas e amarelas!

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Instantes... as nossas caras!

Talvez por devido a alguma satisfação para comigo próprio pela criação deste blog, ou quem sabe até numa atitude algo egocêntrica, resolvi postar uma foto minha, gentilmente cedida pelo meu amigo Mário… parabéns ao fotógrafo, pois acho-a simplesmente fantástica!


Mas já que estou numa de divulgação de caras, aqui deixo mais uma foto dos meus colegas de aventura mais assíduos, Daniel, Pinhel e Mário… sem vocês os trilhos não teriam sido os mesmos!

sábado, 2 de janeiro de 2010

Taxas? Não, obrigado...

O Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) pretende cobrar taxas pela emissão de pareceres e autorizações para a realização de actividades desportivas nas áreas protegidas. Um simples pedido de autorização ao ICBN custa, no mínimo, 200 euros!!!
Uma petição on-line lançada por montanhistas e pedestrianistas que habitualmente frequentam o Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) defende o fim das taxas para a autorização de actividades desportivas nas áreas protegidas.
Está a decorrer uma petição pública para submeter à apreciação da Assembleia da República as taxas a aplicar pelo ICNB (Portaria 1245/200).

Assinem a Petição Pública:
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2009N804