segunda-feira, 27 de abril de 2009

Por Caminhos de Santiago

Domingo, 26 de abril de 2008, 7h56m... acordo sobressaltado pois apenas tenho 4 minutinhos para me vestir e ir ter com a malta às 8h…. Missão impossível!
Após muita confusão e correria lá chego eu (sem telemóvel, conta-quilómetros, GPS, máquina fotográfica e óleo na corrente e com uma enorme cara de sono) ao local de encontro…. À minha espera estavam os meus colegas Daniel, Pinhel e Helder prontinhos para mais uma pequena aventura…
Parte do percurso realizado coincide com o Caminho Português de Santiago. Iniciámos o percurso em Touguinha, seguindo-se Vilarinho, Rates, Vilar de Figos, Beiriz e Póvoa de Varzim.
Adorei ter participado neste percurso, especialmente porque os meus colegas de “roda fina” se fartaram de me cortar na casaca, pois o percurso nem sempre era realizado por estrada… azar!!!

domingo, 19 de abril de 2009

A eterna Blur

Deixo aqui uma das muitas imagens que tenho da minha antiga companheira de trilhos, SantaCruz Blur! Como é que um simples montinho de tubos de alumínio soldados pode suscitar tantas saudades…
NOTA: esta máquina foi-me roubada em Vila do Conde em 27 de Abril de 2007

Trilho dos Comboios

18 de Abril, 9h32m e as previsões meteorológicas na internet de bastante chuva faziam pensar que mais uma vez seriamos contemplados com um banhinho integral… mas uma vez mais lá vou eu arriscar a minha sorte!!!
Depois de uma viagem entre Vila do Conde e Vila das Aves com o meu Global Problem System (sim, pois o GPS não reconhece Vila das Aves) após indicações de alguns locais, eis que cheguei ao ponto de encontro.
O percurso de 79 km foi realizado por trilhos de estrada entre Vila das Aves e Fafe passando pela ciclovia de Guimarães é bastante agradável, e, para quem não sabe, “é quase sempre ligeiramente a descer” com paisagens bastante verdejantes.
Podemos sempre imaginar antigas viagens com a cabeça encostada ao vidro inalando restos de fumo a carvão a contemplar a fantástica paisagem… é possível ainda hoje observar alguns marcos do passado de construções ferroviárias.
A versão feminina do percurso… deixem-me pensar!!! Correu tudo bastante bem, pois ninguém de perdeu e ninguém teve caimbras nas pernas…
Um percurso a repetir…

Os interessados em receberem fotos e vídeos do percurso, poderão solicitar o envio para o seguinte email:
tracksbynature@gmail.com


video

terça-feira, 14 de abril de 2009

Caminho Português de Santiago


Uma peregrinação a Santiago de Compostela, porque não? Desde que vim morar para Vila do Conde que tenho ouvido imensos testemunhos de pessoas que realizaram o percurso em BTT desde a cidade do Porto e Santiago de Compostela, cerca de 580km’s. Este ano, finalmente, lá vou eu até Santiago… neste momento estou já a organizar algumas ideias sobre o percurso e a realizar alguma preparação física, especialmente da zona em contacto com o selim (espero não ser mal interpretado nesta parte) pois os três dias de percurso irão ser bastantes desgastantes a esse nível …

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Trilho dos Melros


Apesar do tempo cinzento que se fazia sentir hoje de manhã, não resisti e pegar na minha bicicleta e percorrer alguns dos bonitos trilhos de Vila do Conde. Este foi o baptismo “à séria” da minha Cannondale pois apanhei chuvinha q.b., mas no final do dia, o sentimento é sempre o mesmo, aquele enorme sentimento de harmonia e bem estar…
O percurso que realizei tem por base um passeio da Casa do Povo de Retorna, tendo tido algumas pequenas alterações durante o percurso. Resolvi dar-lhe o nome de Trilho dos Melros pois eles foram uma companhia constante ao longo dos 54km’s…
Os interessados em realizar este percurso, poderão solicitar o ficheiro GPS pelo seguinte email: tracksbynature@gmail.com



sexta-feira, 10 de abril de 2009

Leotes


Pois é, como tudo na vida, todos os nossos hobbies e vícios têm um início, e mais do que isso, têm algo ou alguém que nos inspira... no meu caso tudo aconteceu à já alguns aninhos quando conheci a Família Leote das Caldas da Rainha. O meu baptismo em actividades de montanha foi realizado com eles... lembro-me quando iniciei o meu primeiro percurso de BTT numa Órbita Lince emprestada, o subir do Vale Glaciar do Zêzere numa "máquina infernal". Ainda hoje recordo esse dia como se tivesse sido ontem... porque à dias na vida que valem mais do que mil palavras!!!
De todas as caminhadas realizadas na Serra da Estrela, recordo especialmente o Vale de Louriga e os Lagoachos na Torre!

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Rota das Sombras

Um dos meus próximos track's será a Rota das Sombras, com inicio no Portela do Homem - Gerês e percurso na Serra de Xurês, com passagem pelas antigas Minas das Sombras e Santa Eufémia.

05 de Abril - Santo Tirso


Vila do Conde, 05 de Abril de 2009, 7h14m e omeu despertador produz o conhecido barulho que me diz que vou ter que acordar... após uma enorme correria lá vou eu para Santo Tirso ao encontro do descolhecido (e dos desconhecidos)!!!

É sempre muito bom regressar a antigos trilhos com novos amigos, desta vez o Mário e o David são os meus parceiros...

Saidos de Santo Tirso e após uma subida em betuminoso, finalmente os pneus apanham a famosa terra. Por percursos de xisto com bastante pó, com imensa vegetação e boas paisagens (salvo asdescargas ilegais de lixos indústriais) enchemos os pulmões de ar e aliviámos o stress de uma semana de trabalho. Adorei todo o percurso e acima de tudo adorei ter o previlégio de ser muito bem acompanhado...

Ainda bem que ninguém caiu, se perdeu ou teve avarias... (esta é a versão feminina deste percurso)


Montanha


Existem homens que sobem montanhas apenas pela alegria de viver, pelo gozo da luta, pelo desejo de descobrir o seu mistério, pelo simples prazer de as conhecer...